Anvisa recebe notificação sobre prótese mamária e orienta paciente

Publicado em 23 de janeiro de 2012

Anvisa recebe notificaçãoAnvisa cancelou os registros e proibiu a venda das próteses mamárias das marcas PIP, francesa, e Rofil, holandesa. A decisão foi tomada diante da comprovação de que o silicone usado nas bolsas não era para uso em saúde e dos registros de rompimento dos implantes.

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica estima que 34,6 mil unidades foram importadas e 24,5 mil implantadas, em cerca de 12.500 pessoas.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) lançou um hotsite que concentra informações sobre implantes mamários com próteses de silicone.

Estão disponíveis informações técnicas e alertas sobre o uso das próteses e orientações para pacientes e médicos de procedimentos para diagnóstico e para os casos de reação adversa e eventual necessidade de remoção.
O hotsite ainda permite que as pacientes e os médicos encaminhem notificações sobre a prótese implantada e o relato de qualquer ocorrência.

Há ainda link para a consulta pública, no ar até 17 de fevereiro, sobre a resolução que a Anvisa adotará tornando obrigatória a realização de testes para todas as remessas de implantes mamários que chegarem ao país.
A agência mantém também uma central de atendimento pelo telefone 0800-6429782.

Fonte: Anvisa e Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica


Tags: , , , , , , , , ,